terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Or die regretting the time you lost...

Olá!

Bem, estava ontem assistindo A Sociedade dos Poetas Mortos e tive meu momento nostalgia discutindo o Carpe Diem em uma classe em 2008... E comecei a refletir o quão banalizado ele foi. Todos colocavam "Carpe Diem" naquele quadrinho que se colocava frases no falecido orkut - muitas vezes carpen dien, carp dien ou parecidos kkk - e começou essa onda de ~aproveite o dia~. Mas as pessoas simplesmente não entendiam o sentido disso. Na verdade ainda não entendem. Sim, este post vai ser um pouco filosófico / musical, se quiser continuar lendo é só clicar em "continue lendo"... (:





Bem, depois que o Carpe Diem ficou mnstrn começou a onda do #YOLO, "You Only Live Once". E as pessoas começaram a usar pra justificar qualquer merda que faziam na vida, ~aproveitar o momento~. Mas o que é aproveitar o momento?

Não é isso rs

Nessa classe de 2008 ainda surgiu uma outra questão (bem mais inteligente que o uso comum da expressão): "se é para viver no momento, não devemos pensar no futuro?"

Vou confessar que na época isso me intrigou bastante, mas depois de anos percebi o que isso quis dizer de fato. Pode parecer meio óbvio, mas não é o que se vê na internet o pessoal postando. Aproveitar o momento não quer dizer você fazer qualquer loucura pra chegar no final da vida e falar que fez; é chegar no final da vida sem ter arrependimentos, mas vivendo de forma sábia.

Aproveite o dia. Porque, acredite ou não, cada um de nós aqui neste sala um dia vai parar de respirar, ficar frio e morrer.
Arriscar puxar papo com alguém que você gosta, aceitar ou recusar uma oferta de estudos ou trabalho (pensando no futuro) são exemplos de como aproveitar o momento. Por mais que você receba um não, não ficará a dúvida do "e se". E essa dúvida é a que vai correr atrás de você o resto da vida, acredite.

Li uma vez na Super Interessante (não consigo achar o link da matéria de jeito nenhum, se alguém achar me fala pra eu atualizar aqui) uma matéria sobre superação. Nela dizia que é muito mais fácil superar (um fim de relacionamento, por exemplo) quando você tem certeza que não tem volta, enquanto que você acreditar que ainda há uma chance você vai sofrer por aquilo... Então por que não aproveitar o momento para colocar as cartas na mesa? Ter uma boa conversa?

Ok, estou meio reflexiva esse dias, ainda mais depois de assistir Amour, fiquei refletindo sobre essa coisa de chegar no final da vida com arrependimentos e tals... Espero que ninguém passe por isso, porque deve ser a coisa mais triste do mundo. E pra animar a ideia, duas musiquinhas convergindo meu gosto eclético pra vocês! (:




E a próxima música, que dá nome ao título do post...

(pausa para o choro)

Bem, é isso, não seja esse cara, nem esse, essa é minha dica pra ser feliz. 



Por hoje é só, estava com isso preso na cabeça sobre esse povo do #yolo. =P

E no final das contas deixo só essa mensagem:

(com sabedoria ;) )

Nenhum comentário:

Postar um comentário