terça-feira, 10 de julho de 2012

Mito ou Verdade?

Boa noite, ou bom dia pra glr ~of the night~! (na verdade estou meio confusa, fiquemos só com um "olá"!)

Well, estava assistindo à 5ª temporada de True Blood quando me veio na cabeça: como surgiu a lenda dos vampiros?
Havia lido bastante sobre o assunto em 2009, e resolvi reestudar, e qual foi a conclusão chegada??

VAMPIROS EXISTEM

Você ao terminar de ler este post

Sim gente, vampiros existem! Mas não aquele ser imortal que queima ao sol, precisa de sangue humano pra sobreviver e queima com prata e radiação ultravioleta. Uai, então não é vampiro. É sim. Vou explicar.

Existe uma doença genética que é chamada de Porfiria. Essa é uma doença que ataca o sangue dos pacientes e causa uma série de sintomas, como anemia, fotossensibilidade, alguns problemas neurológicos (muitas vezes fantasiados como sede por sangue), caninos mais acentuados, deixa fluidos corporais como a urina com um tom escuro devido à perda de sangue, problemas de sensibilidade e acúmulo de fluido e necrose na pele, enfim. Os sintomas são variados de acordo com o tipo de Porfiria, que depende da falta de funcionalidade ou de quantidade de alguma enzima que participa da síntese do heme. 

Muitos porfíricos, para compensarem a falta de sangue bebiam sangue de animais em matadouros, e evitavam sair à luz do dia, além dos problemas neurológicos que apresentavam, que bem, deviam assustar bastante os vizinhos, criando assim histórias sobre essas pessoas.

Eric being Eric.
Pois então, todos sabemos que durante a Idade Média e pelo Absolutismo afora as famílias nobres tinham a linda mania de casar parentes pra preservar a pureza do sangue. Preservava os genes, mas não significa que eram puros. Estudos revelam que a insanidade de Jorge III do Reino Unido era causada pela Porfiria, e a doença ia só se alastrando pela Família Real Inglesa, ela chegou a afetar James I, Maria I, Rainha Anne, Charlotte, duquesa de Saxe-Meiningen e o Príncipe William de Gloucester. Diz que Aleijadinho e Van Gogh também eram porfíricos. Mas enfim, vamos à lenda do vampiro mais famoso de todos os tempos:

~Conde Drácula~

Se você pensou em Edward Cullen, Lestat te despreza.



Ok, vamos falar de vampiros de verdade (literalmente, que deu nome à lenda). (:


Vlad III era um príncipe Romeno (a região hoje é conhecida por Transilvânia) conhecido por seu sadismo. Adooooooro essa parte da História, ele costumava empalar seus inimigos. Pra quem não sabe, a técnica do empalamento consiste em espetar uma estaca de madeira através do ânus até a boca da pessoa, com um carvão em brasa na ponta para que a pessoa não morresse tão rápido, de hemorragia algumas pessoas merecem muito isso... Usava-se também cravar uma estaca no abdôbem, técnica usada até mesmo no Brasil por Lampião mas é tosco.

O Pai de Vlad III, Vlad II era cavaleiro da Ordem do Dragão, uma ordem religiosa criada pelo Imperador romeno rm 1431 contra o expansionismo da religião islâmica na Europa. Na língua romena, o sufixo "-ea" significa "filho". Sendo assim, Vlad III, sendo filho de Vlad Dracul (de dragão, em romeno), passou a ser chamado “Draculea”, ou seja “Filho do Dragão”.

Sim gente, isso é muito legal, mas ainda não acabou!

Em 1447 Vlad II foi assassinado, e em 1456, Vlad III voltou à região para tomar posse das terras. O retorno tardio de Vlad III confundiu os moradores, que acharam que Vlad II havia retornado ao trono anos depois de sua morte. Sim gente, foi daí que surgiu que vampiros são imortais, é muito amor. Só que não.

Orgia vampiresca ==
Enfim, lendas e mais lendas, e os vampiros chegaram à cultura popular. O livro de Bran Stocker (Drácula), Anne Rice com "Entrevista com o Vampiro", Stephenie Meyer com a saga Crepúsculo, Anjos da Noite, True Blood, Vampire Diaries, enfim. Cada um com suas características e Histórias, girando em torno do ~sangue~ e caninos pontudos. Alguns mais "tradicionais", como os de Entrevista com o Vampiro, outros mais aviadados modificados, como os de Crepúsculo.

Mas gente isso é um vampiro ou uma fada?
Still not as gay as Twilight.
Still not as gay as Twilight +1 (tive que postar esse gif, fala sério, é muito sensual ao mesmo tempo que broxante, Brad Pitt & Antonio Banderas, pqp lol)
Selene de Anjos da Noite existindo.
Claudia se transformando (sim, é a Kirsten Dunst quase neném em 94)

10 Pontos se você leu até o fim, mas cultura inútil ~não tem preço~, so...

Até! o/ gostoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário