terça-feira, 24 de julho de 2012

Inverno

Bom dia queridinhos, espero que estejam todos bem aquecidos nessa estação do ano. Mas hoje não vim falar de clima.


Hoje eu vim falar de músicaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa





Então chega mais com uma xícara de chá porque bem acho que esse post vai ser longo intenso, e olha que eu ainda nem escrevi.









Bon Iver

Sim,provavelmente você já ouviu falar.
Bon Iver já foi mencionado aqui no blog algumas vezes, e chegou a hora de ganhar um post só pra ele.





Informações básicas:

Bon Iver é uma banda de indie folk formada em 2007 por Justin Vernon.
Após o fim de uma antiga banda, um relacionamento e depois de ter contraído mononucleose, Vernon deixou a Carolina do Norte e isolou-se em Wisconsin durante o inverno, em uma cabana. Durante esse período de afastamento, o compositor assistiu a série americana "Northern Exposure" na qual em um de seus episódios foi mencionada a expressão "bon hiver" (bom inverno, em francês), que daria nome à banda, com alteração em sua grafia.
Vernon, que não pretendia gravar ou escrever nada durante o período de recuperação da doença, encontrou na música uma forma de desabafo e organizar tudo que havia acontecido nos últimos anos. Assim nascia o primeiro álbum...

"For Emma,Forever Ago" (2007)




Lançado inicialmente em 2007, o CD independente foi muito elogiado e chamou a atenção da crítica, sendo relançado em 2008 para toda a Europa.
O CD simples conta com 9 faixas (o lançado pelo iTunes tem uma faixa a mais "Wisconsin"), que transpassa, pelo menos pra mim, o sentimento que Vernon quis expressar em cada momento.


Lista de faixas:



1."Flume"  
2."Lump Sum"  
3."Skinny Love"  
4."The Wolves (Act I and II)"  
5."Blindsided"  
6."Creature Fear"  
7."Team"  
8."For Emma"  
9."re: Stacks"  

Sendo totalmente parcial sobre o álbum, acredito que "re: Stacks" seja a música que eu mais gosto do álbum, pois foi a primeira que eu ouvi, por indicação de um amigo. E acho que essas coisas ficam como primeira impressão,principalmente pelo momento. Seguindo a minha lista de preferência, vem "Skinny Love". E NÃO VENHA ME FALAR QUE A MÚSICA É DA BIRDY. Já deixei bem claro que ela é um cover do Bon Iver. Muita gente prefere a versão da menina, acho que é mais melancólica e sofredora, forçando "sutilmente" a emoção. Eu prefiro a do Bon Iver, me passa mais sentimento. Mas isso não vem ao caso, gosto não se discute e a da Birdy também me agrada por ser um bom cover. A próxima que eu gosto bastante é "For Emma" acho que principalmente pelo ritmo, adoro o acompanhamento de violão da música. E encerrando meu TOP 4 de músicas do primeiro CD, vem "Flume",porque acho a letra muito triste e bonita. E me passa uma lamentável submissão.


Para encerrar os comentários sobre o primeiro disco, uma coisa que eu acho interessante e que deve ser proposital (ou não, pode ser inspiração divina rs) é que em grande parte das faixas, as músicas terminam com um trecho "chave de ouro". Em alguns casos deixam a música mais bonita ainda e em outros, me deixam meio triste.


Observo isso principalmente em 'Re: Stacks' e 'Skinny Love', que são as que mais ouço,assim, respectivamente temos: "Your love will be safe with me" e "Who will love you? Who will fight? Who will fall far behind?".  Em 'For Emma', também temos "I toured the light; so many foreign roads for Emma, forever ago." etc.




EP - "Blood Bank" (2009)




Lançado em janeiro de 2009, é descrito como uma diferenciação do frio que deu origem ao primeiro CD. Como um paradoxo, representa o calor do sangue pulsando mediante ao frio.Contém só 4 faixas, pois como já mencionado, é um EP.

Lista de faixas:

1."Blood Bank"  
2."Beach Baby"  
3."Babys"  
4."Woods" 




Vamos agora para dias mais atuais...

"Bon Iver,Bon Iver" (2011)



O segundo álbum homônimo da banda foi lançado em junho de 2011. O CD conta com 10 faixas e cada música representa um lugar. 


Lista de faixas:

1."Perth"  
2."Minnesota, WI"  
3."Holocene"  
4."Towers"  
5."Michicant"  
6."Hinnom, TX"  
7."Wash."  
8."Calgary" 
9."Lisbon, OH"  
10."Beth/Rest" 


No segundo álbum, seguindo o mesmo padrão que utilizei para o primeiro, acho que devemos destacar "Holocene", que tem um clipe de babaaaaaaar, com paisagens lindíssimas da Islândia (já falei que lá só tem coisa boa, vocês não acreditam em mim...). Além disso a música é ótima, e tem uma caidinha logo numa das partes iniciais QUE É DI VI NA.


Acho que o clipe fala por si só


Em segundo lugar, "Michicant" é linda também e tem umas mudanças estranhas na melodia que mesmo assim fazem com que eu permaneça atenta porque ela é realmente muito bonita. Seguindo, agora vamos com "Perth" que acho que foi a primeira que ouvi desse novo CD.Ela tem um solo suave no início que me chama mais atenção que nas outras, e a percussão de fundo cria um sentimento mágico e intenso na música. Para o quarto lugar eu não consegui me decidir entre "Wash" e "Towers".Gosto muito da letra das duas e elas são fantasticamente lindas no quesito "ouvir". 

Sinto que o segundo álbum manteve-se mais uniforme nas faixas o que pode ter ajudado e ao mesmo tempo, limitado um pouco o gosto musical de quem ouve. No primeiro CD, as músicas são muito diferentes, cada uma com um sentimento, cada uma contando uma coisa diferente. Já no segundo, o CD tem no geral melodias mais calmas, mais bonitas e mais trabalhadas. Levando-se em consideração o contexto em que surgiu o primeiro álbum e no pensamento já comercial do segundo, acredito que ambos podem se equivaler num balanço final. 

iTunes Session (2012)


Em 2012 foi lançado o álbum iTunes Session, que são algumas das músicas do segundo CD,que ganharam novos arranjos e mixes em estúdio, e mais um cover da música "Who is it?" da Björk

1."Beth/Rest" 
2."Michicant"  
3."Holocene" 
4."Minnesota, WI"  
5."Hinnom, TX" 
6."Wash."
7. "Who is it?"



Há também algumas "parcerias musicais" seja da banda ou de Vernon, com outros cantores, que vale a pena serem ouvidas. Como exemplo temos "Lost In The World" que é com o Kanye Negão +qd+ West. 






Temos também "Monster" (do Kanye, é, de novo) que conta com o Bon Iver e mais 182901820918290182178218796798261 artistas.Eu particularmente não gosto muito dessa faixa, mas para quem curte...



Como já mencionei ali em cima, o vocalista da banda faz alguns covers e acredito que o meu preferido seja "I Can't Make You Love Me/Nick of Time" das músicas da Bonnie Raitt.


O cover é tão lindo que fica difícil escolher entre o dele e o da minha Adele amada.
Com certeza o do Justin é mais emocionante e suave. Mas... Who cares? Os dois me fazem chorar da mesma forma. ¯\_(ツ)_/¯ 


Para terminar o post,( FICA, VAI TER BOLO! ) vamos aos covers de Bon Iver 
feito por pessoas f♥fas que eu gosto/achei meigo no youtube ?


SR CAMERON MITCHELL QUE NEM ME DEIXA ON FIRE SEMPRE, SENDO FOFÍSSIMO NESSE COVER, MAS DEIXANDO BASTANTE A DESEJAR PARA A MÚSICA ORIGINAL. E que atuação é essa menino? Fica quieto que você já é bonito parado.


Me senti na obrigação de colocar esse cover aqui,de novo, porque o mencionei ao longo da postagem.



Não sei quem é esse moço,e tenho certeza que ele gravou a voz do Vernon e pos de fundo.ELE ACHA QUE ME ENGANA.Mas se você fecha os olhos,você fica confuso de tanta perfeição. Todos os outros covers tem voz de puberdade, mas como ele é gordinho, de barba ruiva,toca violão e violoncelo,estará aqui com o seu cover (ou não ~~ mistério) de Re: Stacks.



Que que essa moça bonita faz aqui cantando Holocene? Ela grava os vídeos dela no banheiro. E isso é demais. Ela canta muito bonitinho, embora eu não goste de voz agudas como a dela. E ela toca violão muito bem, e consegue efeitos lindos nesse banheiro dela AHUISAHOUISA. 




ESSE COVER É MARAVILHOSO PFV. ELE É FEITO COM PERCUSSÃO DE XILOFONE. ISSO MESMO XI-LO-FO-NE. SEMPRE SONHEI EM TOCAR XILOFONE. Primeiro porque começa com X, segundo porque é suave, é lindo, parecem gotas musicais caindo sobre nós... E o menino do cover conseguiu fazer a caidinha da música. DIVINO DIVINO PALMAS PFV. (E não, ele não canta, MAS O COVER É + Q D + MESMO ASSIM).

E agora,


Como prometido para vocês...


Morango do nordeste, porque chocolate é "tão mainstream".




Ps.: A pronúncia certa é Bón ivêr,se você leu o post falando mentalmente Bonáiver ou algo do gênero, meu caro, você está errado. Eu também já estive. Desligue as vozes americanas da sua cabeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário