segunda-feira, 23 de julho de 2012

A arte que me toca...


Olá!
Bem, hoje vou falar sobre um lugar que eu não conhecia até sexta, fui meio que forçada, mas que cheguei lá, me apaixonei e não vejo a hora de voltar!





 Centro de Arte Contemporânea Inhotim. Localizado na cidade de Brumadinho, Minas Gerais, a 60 km de Belo Horizonte. É um dos mais importantes acervos de Arte Contemporânea do Brasil, e é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.


Se você não gosta de arte e/ou coisas bizarras e bonitas, nem precisa continuar lendo. rs


Bem, o parque é muito grande, além das galerias de arte ainda tem o jardim botânico, então recomendo para que você faça uma visita completa você vá em mais de um dia (eu mesma só vi a parte de arte, e olhe lá, acho que ainda faltou ver alguma coisa). A área para visitação tem 96,87 ha e o jardim botânico cultiva cerca de 4300 espécies.


Possui 450 obras de artistas brasileiros e estrangeiros, com destaque para trabalhos de Cildo Meireles, Tunga, Vik Muniz, Hélio Oiticica, Ernesto Neto, Matthew Barney, Doug Aitken, Chris Burden, Yayoi Kusama, Paul McCarthy, Zhang Huan, Valeska Soares, Marcellvs e Rivane Neuenschwander.

A mão boba da menina. rs
Bem, não quero ficar muito técnica, vou postar algumas fotos das obras que eu mais gostei e comentar um pouco sobre elas... Porque falar tudo sobre esse lugar maravilhoso é impossível! Desculpa a pobreza de fotos tiradas por mim, não tenho minha própria câmera, mas deu pra juntar bem fotos pessoais com fotos achadas na internet...

Caleidoscópio:


Vou começar falando do Caleidoscópio. É um caleidoscópio gigante que fica ao ar livre, e você pode mirá-lo onde você quiser na paisagem, formando uma imagem como a imagem acima, pela presença de 6 espelhos juntos em forma hexagonal. Todo mundo já deve ter brincado com um de papelão quando criança... Muito lindo!

Trator:


O trator... Sinceramente o que eu mais gostei foi a cúpula que o envolve, que me lembra muito Lost! Mas bem, a exibição é de um trator prendendo uma árvore com ferramentas fincadas nela, como serrotes, pás, etc, com algumas coisas debaixo das rodas, como umas borboletas brancas. É enorme, dá vontade de subir nele. rs


Caixas de Som: 

Duas galerias parecidas, muito psicodélicas, que eu me apaixonei: as das caixas de som. Nossa, muito incríveis, a primeira que eu fui é uma sala com dois bancos no meio, e 40 caixas de som dispostas em volta, tocando um moteto (um tipo de canção polifônica medieval do séculos XVI), cada caixa cantando uma voz, muito incrível.


(Cultura nunca é demais, o som é Spem in Alium nunquam habui, de Thomas Tallis, foi composta para a rainha Elizabeth I, é considerada uma das mais complexas obras polifônicas para canto coral composta nos todos os tempos.)


A outra sala das caixas é mais sinistra, vou te falar que dá um barato legal. É tipo um galpão escuro, paredes de fibra de vidro para melhorar a acústica, com 98 caixas de som, e no meio um gramofone, no qual sai a voz de uma mulher, Janet, que narra 3 sonhos diferentes. São 3 sonhos angustiantes, sobre indústrias, pessoas machucadas perdendo partes do corpo, escravos em navios sendo amputados, enfim, você se sente literalmente no meio do cenário, e se você fechar os olhos, você consegue visualizar cada instrumento em individual que está sendo tocado, como se estivesse sendo tocado perto de você, o mesmo esquema das vozes de cada caixa, ou um pássaro voando por você. Até o vento soprando você consegue sentir somente pelo som, de tão perfeito que é.


É incrível, quero voltar um dia para ouvir com mais calma cada um, a pressa de conhecer tudo me impediu um melhor aproveitamento, mas só o que eu presenciei lá já foi uma experiência incrível!

O Carvalho de Bronze:


Esse é legal, o artista recriou um tronco de carvalho de bronze, que fica suspenso no ar com algumas árvores em volta. O objetivo é que com o tempo a copa das árvores se unam como se fosse do próprio carvalho. É genial. Quando eu fui as árvores já estavam maiores, e já parecia um pouco ser parte da árvore central. Muito criativo.

Praça de Quadrados:

Essa é do meu instagram. rs
 O legal nessa é o trocadilho com a palavra em inglês "square", que pode ser tanto "praça" como "quadrado", então o artista fez uma praça com paredes quadradas. Muito criativo, na minha opinião.

O Iglu:


Essa eu achei bonitinha, mas você só pode ficar 30 segundos lá dentro senão corre o risco de você ter um ataque epilético. rs Dentro do iglu (que é fofo) tem tipo um chafariz, e fica uma luz piscando, dando a impressão de que a água está parada, congelada. Muito criativo e fofo.

As bolas prateadas:


São umas bolas, acho que de alumínio, que ficam boiando em um laguinho. Todo mundo que vai tem uma foto tipo essa:

Eu. rs

As letrinhas de barro:

Egocêntrica, não? rs
São letrinhas tipo tijolinhos que ficam espalhadas por um jardim, e você pode montar ~palavras~ com elas. É divertido. =P

As estátuas super sugestivas:


No meu instagram eu dei o nome de Kama Sutra, mas é uma Obra Sem Título, pelo que eu ouvi por alto lá... Mas a estátua legal mesmo é a dos dois gays sem cabeça, fica longe dessas 3, mas é do mesmo artista.

Arte de Cocaína:

Esta é uma das galerias mais incríveis. De verdade, um dos meus maiores estímulos pra voltar é essa galeria. São várias salas com projetores, que projetam nas paredes artes feitas com cocaína, enquanto toca Jimmy Hendrix, e há um meio de você relaxar: Ou são redes, ou são colchões no chão, ou UMA PISCINA. Sim minha gente, tem uma piscina no meio da galeria, e o melhor é que É PRA VOCÊ ENTRAR! Claro que eu não entrei porque não fui preparada, mas lá há um lugar para você se trocar, e eles fornecem toalhas para você se enxugar. Só não pode dar aquele mergulho, tem as indicações lá, mas fala sério, nadar em uma piscina psicodélica ao som de Jimmy Hendrix com arte de cocaína nas paredes, preciso voltar lá urgentemente!!

Cocain
Balões
A piscina psicodélica *-*

Enfim, não vou falar sobre todas as coisas legais porque é impossível, é tudo muito legal, e é muita coisa para se ver, o post ficaria imenso!

Mas se você quiser mais informações sobre o lugar, visite o site deles, está tendo uma programação de férias com vários eventos, ainda dá tempo de ir lá e conhecer esse lugar maravilhoso! (:


Adeus, e até a próxima! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário