sábado, 9 de junho de 2012

Fondue



Boa noite galerinha! 

Bem, como todos sabem, o nome do blog é "We Fondue Love", porém poucos sabem o que é ~Fondue~... Sim, é de comer, talvez algumas pessoas só saibam isso, ou conheçam-no por ser o "prato de 24h do Café Mania" como eu. Enfim, revertendo essa situação, procurei saber mais sobre o prato para trazer pra vocês.




Fondue é basicamente um prato de rycos, de origem Suíça. Originalmente, é uma calda de queijos caros fundidos com uma ~bebida alcoólica~. A pessoa serve-se diretamente da panelinha em que está a calda, molhando pães (cortados em cubinhos), batatas e cenouras na mistura dos queijos Gruyère e Emmental (aquele queijo suíço furadinho) com uma bebida de cereja negra alemã chamada Kirsch. Originalmente essa receita era feita pelos rycos das cidades, a galera que morava nos Alpes não tinha dinheiro pra comprar 8 mil reais de comida queijos de luxo assim...

Com o tempo, a receita foi se adaptando às condições do freguês. Na década de 50 o prato era servido para o exército suíço, que levava-o para suas casas, ganhando fama de "prato de homem". Na mesma década, um restaurante em ~New York City~ passou a servir o prato, e o chef Conrad Egli criou o Fondue de Chocolate para ser servido como sobremesa, com frutas. Hoje se acha as mais variadas adaptações da receita, com outros queijos fundidos, com vinho, com carne, outros acompanhamentos... Pensando nisso, peguei neste site uma receita fácil de Fondue de Chololate, só para matar a vontade:



Ingredientes:
- 250g de chocolate ao leite
- 125g de chocolate meio amargo
- 200g de creme de leite (com soro)
- ½ cálice de licor (menta, laranja, etc.) ou conhaque
Modo de Preparar
Picar o chocolate, juntar o creme de leite e o licor. Sobre a panelinha o réchaud, (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), fundir a mistura até que esteja homogênea e na temperatura ideal para ser degustada. Observar para que a mesma não entre em ebulição. No caso de utilização de panela de vidro, você poderá fundir a mistura no microondas, usando potência média por 2min.
Ao servir
Frutas da estação cortadas em cubos, bolos, frutas secas, guloseimas, etc. Os acompanhamentos devem ser mergulhados na calda (Fondue significa Fundido, só pra constar). Rende para 4 pessoas.


Caso você queira fazer um Fondue salgado, você encontra as mais variadas receitas neste link.


(Se você tiver vontade de fazer um dia, de bobeira, me chama pra avaliar rs.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário